Sua microbiota regula seus hormônios...


O estroboloma é um termo usado para descrever o conjunto de genes de bactérias intestinais que metabolizam o estrogênio. Ele influencia a quantidade de estrogênio disponível no organismo, afetando o ciclo menstrual, a fertilidade e outros aspectos da saúde hormonal feminina.

Desequilíbrios no estroboloma podem contribuir para condições como endometriose, síndrome do ovário policístico (SOP) e certos tipos de câncer, como o de mama. Mulheres com lipedema podem observar piora do aspecto da doença pelo excesso de estrogênio.

A composição e a atividade do estroboloma podem ser afetadas por fatores como a dieta, o uso de antibióticos, o estresse e outros aspectos do estilo de vida.

Na minha prática, a modulação intestinal é capaz de modular o estroboloma através de intervenções como dieta anti-inflamatória, o uso de probióticos e prebióticos e mudanças no estilo de vida levando em consideração os sintomas do paciente. Estratégias para regular a eliminação do estrogênio e proteger o equilíbrio hormonal. 


Cuidar do estroboloma é essencial no tratamento de doenças com base hormonal, principalmente condições que afetam as mulheres.


🔬 Saúde hormonal passa pelo intestino — e pela microbiota que vive nele.